Lívia Ribeiro Silva
Soprano, natural de Petrópolis (RJ), é licenciada em música (UNESPAR-EMBAP). Iniciou seus estudos musicais com o maestro Marco Aurélio Xavier no Coro das Meninas Cantoras de Petrópolis e realizou sua principal formação em expressão vocal com o maestro Alvaro Nadolny (UFPR).
Também obteve aperfeiçoamento em técnica vocal e interpretação com os professores Jeffrey Skidmore (Inglaterra), Izaki Masahiro (Japão/Hungria), Maria Cristina Kiehr (Argentina), Rodrigo dal Pozzo (Chile), Eiko Senda (Japão) e com os brasileiros Edineia de Oliveira, Rosana Lamosa, Isaac Schueke, Priscila Bonfim, Abel Rocha e Orlando Fraga, abrangendo técnicas interpretativas que incluem repertório desde música antiga à contemporânea.
Em 2017 participou de uma turnê de concertos na Hungria, como cantora convidada do Szolnok Symphonik Masterclass que contavam com a orientação de Izaki Masahiro e Alpaslan Ertüngealp. Realizou diversos recitais reunindo árias e canções do seu repertório solo, que inclui obras de Mozart, Beethoven, Verdi, Dvorak, Fauré, Mahler, entre outros.
Foi solista em inúmeras obras com orquestra e coro, entre elas “Requiem” de Mozart, Dvorak e Fauré; “Psalm 42” de Mendelsohn; “Christus am Ölberge” e “Kantate auf den Tod Kaiser Josephs II” de Beethoven; “Litaniae Lauretanae” de Mozart; “Prayers of Kierkegaard” de Barber; “Die Jahreszeiten” de Haydn; “Te Deum” de Charpentier e “Messe in H-moll” de Bach. Também participou de montagens de ópera, como “La forza del destino” e “Macbeth” de Verdi, “Hercules” (Iole) de Handel e “Carmen” de Bizet.
Atualmente, atua como cantora do Núcleo de Ópera Comunitária de Curitiba, do grupo Tempo do Sentir, e do Madrigal e Coro da UFPR, com os quais desenvolve repertório de música antiga, clássica, romântica, contemporânea e ópera. Além disso, atua como preparadora vocal do grupo Tempo do Sentir e do Coro do Centro Espírita Ildefonso Correia, e também como educadora musical (canto e piano) na escola Ecoville Musical.
Formação Acadêmica
Licenciatura em Música – Universidade Estadual do Paraná (Campus Escola de Música e Belas Artes do Paraná) – 2014
Atuação Profissional
- Professora de canto, piano e musicalização infantil – Ecoville Musical.
- Preparadora vocal e cantora – projeto Tempo do Sentir (aprovado e realizado pelo Fundo Municipal de Cultura de Curitiba).
- Preparadora vocal – Coro do Centro Espírita Ildefonso Correia.
- Cantora – Antônio Eventos Musicais – 2016/atualmente.
- Bolsista no Coro da Universidade Federal do Paraná – solista, professora de teoria musical e pesquisa em técnica vocal- 2014/atualmente.
- Professora de canto e musicalização infantil – Contemporânea Escola de Música – 2018 a 2019.
- Professora de musicalização infantil, flauta doce e coral no Instituto Beija Flor – 2018.
- Professora de música (currículo regular internacional IBO) no Colégio Positivo Internacional – EF1, EF2 e EM – 2016 a 2017.
- Professora e regente do Grupo Vocal do Colégio Positivo Internacional – 2016 a 2017.
- Professora do Volunteer Group do Colégio Positivo Internacional – 2017.
- Professora de Canto e Técnica Vocal na JAM Escola de Música – 2015 a 2016.
- Regente e professora de canto no Coro do C.E. Caminhos do Evangelho – 2015.
- Professora de Canto e Técnica vocal na escola de música Spalla – 2015.
- Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pela Universidade Estadual do Paraná – Campi EMBAP, como professora de música no ensino médio regular do Colégio Estadual do Paraná – 2013 a 2014.
- Professora de Canto e Musicalização infantil na escola de música Talento Musical – 2013 a 2014.
- Professora de música (EI, EF1) na Escola Bambinata – 2012
Cursos
- Masterclass de técnica vocal e interpretação de ópera – Eiko Senda (2019)
- Técnica Vocal – Lírico – Edineia de Oliveira (2019)
- Prática de Ópera – Edineia de Oliveira (2019)
- Opera Studio – Abel Rocha, Iacov Hillel, Paulo Mandarino, Priscila Bomfim, Rosana Lamosa. (2019)
- Canto e técnica vocal, sonometria e interpretação no canto – Alvaro Nadolny.
- Interpretação e técnica no canto na Música Antiga – María Cristina Kiehr, Rodrigo del Pozo. (2016/2017)
- Prática em Música Antiga – Jeffrey Skidmore. (2016/2017)
- Prática Coral – Alvaro Nadolny. (2016)
- Ritmos e danças brasileiras – Módulo 1, pelo Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro. (2013)
Atuação Musical
- Soprano no grupo Tempo do Sentir.
- Soprano no Núcleo de Ópera Comunitária de Curitiba.
- Soprano solista no Madrigal da Universidade Federal do Paraná.
- Soprano solista no Coro da Universidade Federal do Paraná.
Concertos e Concursos
- Solista no concerto de encerramento do Masterclass, em setembro de 2019, sob a direção de Eiko Senda.
- Solista da estréia da obra “Missa São João Paulo II”, de Felipe Biesek, na “Novva – mostra da atual música curitibana” em setembro de 2019, sob a direção de Felipe Biesek.
- Solista nos concertos “La Bella Voce II” e “Retratos de Maria” no Festival Internacional de Música de Londrina em julho de 2019, sob a direção de Edineia de Oliveira.
- Solista das obras “Kantate auf den Tod Kaiser Josef II” e “Fantasia” na temporada de concertos “Beethoven” com o Madrigal da UFPR em junho de 2019.
- Participou do 17o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas em abril de 2019.
- Cigana na montagem da ópera “Carmen” na Oficina de Musica de Curitiba, em janeiro de 2019, sob a direção de Priscila Bomfim e Abel Rocha.
- Solista, na temporada de concertos “Ao destino o meu cântico” das obras Psalm 22 e Psalm 42 de Mendelsohn com a Orquestra Filarmônica da UFPR e Coro da UFPR, sob a direção de Alvaro Nadolny e Harry Crowl, em novembro de 2018.
- Solista na “Novva – mostra da atual música curitibana” em outubro de 2018.
- Solista da obra “Die Jahreszeiten” de J. Haydn, no papel de Hanne, pelo Madrigal da UFPR em junho de 2018.
- Solista da obra “Requiem” de A. Dvoräk, pelo Coro da UFPR em março de 2018, sob a regência de Alvaro Nadolny e Felipe Biesek.
- Solista da obra “Christus am Ölberge”, no papel de Seraphim, pelo Madrigal da UFPR em novembro de 2017.
- Cantora convidada do Szolnok Masterclass, na turnê de concertos em junho de 2017 na Hungria, junto ao Bela Bártok Chorus, sob a regência de Izaki Masahiro.
- Solista na série de concertos “Requiem” (Mozart/Fauré/Dvoräk) durante o ano de 2017, sob a regência de Alvaro Nadolny e Felipe Biesek.
- Solista da obra “ Litaniae Lauretanae” de W. A. Mozart em julho de 2017, no 27o Festival de Inverno da UFPR.
- Realizou o recital “Coração Sitiado” em maio 2017, apresentando peças de Beethoven, Brahms, Fauré, Bettinis e Biesek.
- Atuou como solista na série de concertos “Ópera” em setembro de 2016 do Coro da UFPR, interpretando os papéis de Aida (Aida – G. Verdi) e Iöle (Hercules – G. F. Handel).
- Atuou como solista na série de concertos “Ópera – Giuseppe Verdi” em junho de 2016 do Coro da UFPR, interpretando os papéis de Leonora (La Forza del Destino) e Lady Macbeth (Macbeth).
- Realizou o recital “Além de Si” em 2016, apresentando peças de Schumann, Schubert, Biesek, dentre elas Rückert Lieder de Gustav Mahler, sob a direção de Alvaro Nadolny.
- Solista da obra “De Profundis” de Michel Richard de Lalande, sob a direção e regência de Jeffrey Skidmore, na 34a Oficina de Música de Curitiba – 2016.
- Solista no concerto da classe de música antiga da 34a Oficina de Música de Curitiba – 2016.
- Solista da obra “Prayers of Kierkegaard” de Samuel Barber pelo Madrigal da Universidade Federal do Paraná – 2015 e 2016.
- Solista na peça “Christe Eleison” da obra “Missa em Si menor” de J.S. Bach, sob a direção e regência de Jeffrey Skidmore, na 33a Oficina de Música de Curitiba – 2015.
- Solista da obra “Lauda Sion” de F. Mendelssohn, sob a direção e regência de Alvaro Nadolny, no 24o Festival de Inverno da UFPR em Antonina, pelo Coro da Universidade Federal do Paraná – 2014.
- Solista nas temporadas de concertos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 do Coro da Universidade Federal do Paraná.
- Solista na Mostra de canto e piano “De voz para vós” nos anos 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, e 2019 pelo Coro da Universidade Federal do Paraná.
- Ganhadora do prêmio “Melhor Intérprete” no 13o Festival Espírita da Canção em Franca, em 2011.
- Terceiro lugar na categoria “Melhor canção” no 13o Festival Espírita da Canção em Franca, em 2011.
nenhum comentário